domingo, 3 de abril de 2011

INES, Inclusão e Martinha Claret


A Internet está fervendo na discussão da comunidade surda dando críticas, opiniões, sugestões e preocupações sobre INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, que é a primeira escola para surdos do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. O MEC (Ministério da Educação) quer acabar a educação fundamental e média para surdos e mudar para inclusão, a mesma coisa acontece na escola para cegos Instituto Benjamin Constant. Essa notícia explodiu a aflição e a fúria da comunidade surda que não aceita a inclusão e apareceram vários vídeos de surdos e ouvintes dando depoimentos e comentários.









E mais uma coisa: a comunidade surda quer tirar a Martinha Claret, a cega que trabalha no MEC e é diretora de Políticas Educacionais Especiais, diz que não acredita na cultura surda e quer acabar a educação de surdos, virar a inclusão e ainda diz que a comunidade surda é como "gueto".




Tem o blog que luta a defesa de INES, que tem cheio de vídeos, visitem:
http://inclusaodossurdos.blogspot.com

Veja a notícia que o MEC nega fechamento de escolas especiais para surdos e cegos:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/30/mec-nega-fechamento-de-escolas-especiais-para-surdos-cegos-924128550.asp

Nessa semana, eu vou fazer o vídeo fazendo meu comentário sobre esses temas.

VAMOS À LUTA!

Um comentário:

  1. Hoje as pessoas não acreditam na inclusão, porem as pessoas com surdez ou qualquer outra diferença que é hoje criança vai se habituar na escola convencional e farão seu bacharel, Licenciatura, pós, mestrado, doutorado e olharão para o passado e verão o quanto essa mudança foi importante no desenvolvimento humano, cultural e profissional de cada pessoa.

    Sim a inclusão...Nossas crianças agradecerão.

    ResponderExcluir