domingo, 15 de novembro de 2009

Notícia Ruim

ORL em prol da informação na TV Globo

Um grupo formado por quatro otorrinolaringologistas - Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Presidente da ABORL-CCF, Prof. Dr. Silvio Caldas (Presidente-Eleito da SBO) e da UFPE, Prof. Dr. Shiro Tomita da UFRJ e Prof. Dr. Rogério Hamershimidt da UFPR - participou de um almoço com dois diretores do Marketing Social da Rede Globo de Televisão, Luiz Erlanger e Albert Alcouloumbre, para conversarem sobre surdez, tema levado na atual novela das 18 horas da emissora, "Cama de Gato", com o personagem Tarcisio.

"Entregamos uma carta ao Erlanger, assinada por dez professores doutores de várias universidades federais e estaduais - Prof. Dr. Rubens Vuonno de Brito Neto, Prof. Dr. Luiz Lavinsky, Prof. Dr. Shiro Tomita, Prof. Dr. Paulo Porto, Prof. Dr. Silvio da Silva Caldas Neto, Prof. Dr. André Luis Sampaio, Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, Prof. Dr. Rogério Hamerschimidt, além de mim -, pedindo que se preste atenção no implante coclear como tendência mundial em tratamento de surdez severa e profunda e que consideramos um retrocesso o uso de Libras na novela", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, o organizador da comitiva.

Em uma reunião breve, porém, produtiva, foram apresentados os resultados dessa cirurgia no mundo todo, o avanço que representa essa técnica cirúrgica no País e até o número da portaria aprovada pelo SUS - MS 1287 de 1999 - como tratamento gratuito para modificar a situação do surdo severo e profundo brasileiro.
"Há mais de 300 mil implantados no mundo, com aproximadamente 3 mil no Brasil. No dia 9 de novembro, o HCFMUSP comemorará a cirurgia número 500, em coquetel no Memorial da América Latina, e não poderíamos deixar de expressar a nossa opinião. A cirurgia de implante coclear possibilita excelente qualidade de vida a quem nasceu surdo, ou perdeu a audição com o passar do tempo por várias causas e permitindo uma vida normal junto a outros ouvintes, além da inserção num mercado de trabalho competitivo da mesma forma que qualquer outra pessoa", esclarece Prof. Dr. Ricardo.
Na reunião, houve um pedido dos quatro médicos presentes para os diretores encaminharem às autoras da novela "Cama de Gato", Duca Rachid e Thelma Guedes, o cuidado que devem ter em relação à linguagem de sinais. "Os telespectadores da novela que vivenciam o problema poderão prejudicar a decisão de famílias que virão a tratarem seus filhos surdos. Temos que respeitar a vontade daqueles adultos que não tiveram a oportunidade de serem implantados e hoje desejam continuar surdos. Mas não se pode negar às crianças pequenas, que ainda não podem decidir por si próprias, o direito de serem ouvintes", diz.
Essa reunião, que transcorreu em um almoço dentro do prédio da Rede Globo de Televisão, na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, esclareceu mais um ponto sobre o implante coclear - quanto mais cedo for feito o tratamento, melhor o resultado. "Acreditamos que a Rede Globo tem todas as condições de informar corretamente as pessoas de todo o Brasil e, o melhor, ajudará a tirar o estigma da surdez da população brasileira, pessoas que vivem, definitivamente, caladas, por desinformação", continua o Prof. Ricardo.
No final da reunião, os Professores Doutores Ricardo Ferreira Bento, de São Paulo, Shiro Tomita, do Rio de Janeiro, Silvio Caldas Neto, de Recife e Rogério Hamerschimidt, de Curitiba, conheceram parte da Rede Globo de Televisão. "Agora, aguardamos o resultado da carta enviada e que, sabemos, será entregue, em mãos das autoras", finaliza o professor.

15 comentários:

  1. Concordo de você, eu queria também lutar de Libras, precisa aborgadem a gente, aceita divulgar contra IC... Tomara que os surdos passa! Beijos. Sou Surda Izabela!

    ResponderExcluir
  2. 4 medicos é uma M#%&@$ que não sabe respeitem os surdos e linguagem LIBRAS. Sou surdo q nasceu e quase aceita sobre coclear.. agora totalmente disconcordo. abraços..

    ResponderExcluir
  3. ola... td bem....
    eu concordo com vcs... precisa mt provas q causou problemas implante coclear como igual HABDEL surdo em SC. ele causou gravissimo essa é historia dele. precisa mais provas...

    ResponderExcluir
  4. Ola, eu recebi de uma amiga surda e gostei de organizar manifestação!! vou enviar a ASNAT, associaçao de surdos de natal e marcarei a data ok! odiei: PARIA DA SOCIEDADE, LINGUAGEM DE GESTOS, SURDOS DEPENDENTES,
    Uma vergonha dos medicos que nao tem conhecimentos da comunidade surda! esperem as caras deles.

    ResponderExcluir
  5. Otimo, vocês estamos lutando então vamos lutar mesmo eu sou surdo claro e libras é muito importante e eu quero que surdos acordam tambem mas não vai adiatar.. é melhor cada surda dos estados teremos que pesquisar quantos pessoas já aconteceram IC, não consegiu ouvir ou ja aocnteceu mental ou etc então coloca quanto % entendeu? tem que mostrar pra todo.. isso é importante!

    ResponderExcluir
  6. Por que vcs estão criticando o Implante Coclear?! Nunca falei mal de vcs! Só quero q vcs me respeitem, assim como respeito vcs...

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Biby, respeitamos você sim. Nem falamos mal dos surdos implantados.
    Estamos falando dos médicos que disseram que LIBRAS é RETROCESSO. Sim, temos direito de estar revoltados!

    ResponderExcluir
  8. Sou Paula,

    Olá germano,
    Fikei mto impressionanda,
    pois sou surda e tenho uma filha só
    q/ ela é parcial de um direito q/ ñ ouve e
    a esquerda normal, mas eu jamais e nunca
    faria c/ minha filha c/ implante conclear,
    nem pensar,
    é mesmo nos vamos lutar de direito de libras,
    pois é um absurdo de implante conclear,
    pelo ao mundo e como nos a humanidade ninguém mudar o jeito o que é somos apenas surd@s e nos sobrevivemos que somos apenas da vida e mesmo vale pena implante conclear......é um absurdo,
    é isso mesmo vai a lutar melhor de LIBRAS.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Oiii tenha uma boa madrugada???
    Tenho interessando muito sobre a informação de libertar nas libras, esta tudo correto!!! Posso saber que dia vai ser na passaeta das libras, porque é os meus amigos que querem ir muito, sou surda estudante de fotografia na faculdade, e também meu amigo trabalha fotografar no jornal. Ele me disse saber o qual dia? Pode conversar comigo no orkut por ter combinando o dia da passaeta. esse é meu site http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9443434346221510881&rl=t, me adiciona.

    ResponderExcluir
  10. Olá Germano, quando acabar votação vc vai divulgar o dia escolhido né?
    Vamos lutar com força para exigir respeito à Libras.

    Abraço.
    Mariana Hora. (Surda)
    Paulista-PE

    ResponderExcluir
  11. Oi, Germano, vi seu blog e já li textos.... uau!!!
    Q m%$#@!!! dos médicos, claro... por falta de conhecerem melhor outros surdos capazes de trabalhar como outros ouvintes!
    Então, vamos à luta, pra acabar com essa m%$#@!
    E acabar com o sofrimento dos surdos e exigir tudo o direito ao respeito de LIBRAS, que temos direito de informar para outros surdos e ouvintes, também médico por saber muito mais sobre LIBRAS, história e tudo... Porque os surdos implantados, parecem q não conhecem bem sobre LIBRAS e identidade cultura, por isso q querem ser como ouvintes.
    É por falta nisso q devemos informar pra sempre aos outros...
    Abraços, bom trabalho, continue assim seu sucesso profissional! Estamos ao seu lado!
    Bjo!

    Thaís Fleury, de Goiânia, GO

    ResponderExcluir
  12. oi td bem? com lineça, como sabe, eu encontrei uma mapa de florianopolis,e rua Beira Mar é perto do aeroporto mas gentes vão passam nas ruas até centro e não dá.
    Se conseguiram entrar na estrada?
    Eu sou Jean Carlos e sou surdo e moro em Criciúma,SC. espera me responde

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, surdos do Brasil. Sou surda profunda de hereditaria de mais 13 parentes surdos. Sou contra 100% o IC, o motivo principal é EXCLUIR a nossa língua materna L1 como LIBRAS. Se os doutores e medicos de IC forncerem os surdos usam o IC devem permanecer a LIBRAS, seria otimo. Agora os medicos dizem que os surdos sofrem de SER DIFERENTE dos ouvintes, quem falaram para eles? Eu não estou sofrendo e vcs estão? Temos a nossa língua oficial e registrada na Lei..assim já é otimo ne? Nós surdos temos a nossa vida normal como trabalho, estudo, saúde, vida,etc, então não precisamos OUVIR ou SER IGUAL OUVINTE porque nunca vamos ser iguais nunca. Para mim quem usa o IC perdeu a identidade surda. Espero que concordem comigo. Sou estudante de Letras/LIBRAS no Pólo UFPR, beijos sinalizados Luna

    ResponderExcluir
  14. oi Germano....
    Por que você não colocou uma cidade é de Criciúma-SC.
    Eu estou morando em Criciúma....
    Têm duas ASCs(Ass.Dos Surdos de Criciúma)
    Uma boa presidente e outro um mal presidente.
    Silvia é mais forte e mto ajuda os surdos e unir... ela é boa mulher. e outro homem é ruim e sem unir.
    Talvez ela possa ajudar.
    Vc disse só Capitais e Cidades? Mas fica sem Criciúma? eu to triste :(
    Aki sempre greve só ouvintes e não surdos. eu acho q vc já viu.Lembra os alunos greve causa no terminal? hum?
    Se vc quiser? Pode comunicar comigo.
    abraço espera me responde no meu email.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jean Carlos.
    Primeiro eu preciso saber se Criciúma confirmar e vai fazer movimento de LIBRAS, me avisa pelo e-mail para eu colocar no Blog. Entendeu?
    Eu falei que capitais e cidades é para todos do Brasil. Não é só falta Criciúma, se você quer, precisa saber vai ter movimento, vou colocar. Entendeu? A presidente de associação precisa me avisar no e-mail para confirmar e aceitar.
    Abraços.

    ResponderExcluir