domingo, 15 de novembro de 2009

Doutores de IC X LIBRAS - Parte 1

16 comentários:

  1. Sei que os médicos estão errados ao falar mal sobre a comunidade surda e sobre as pessoas surdas.

    Mas os surdos não podem falar que o Implante é uma coisa ruim e que vai acabar com a comunidade! Isso é errado! Hoje, mais do que nunca as pessoas ouvintes estão aprendendo LIBRAS e a comunidade surda está aumentando com a participação dos ouvintes!

    Surdos implantados podem ser usuários da LIBRAS também, assim como podem ser oralizados etc.. Cada um pode escolher e é errado os médicos ficarem IMPONDO que a LIBRAS é ruim e o IC é bom.

    Assim como é errado dizer que o implante acabará com a comunidade surda.

    Muitos surdos usam o aparelho auditivo comum.. o Implante é muito parecido com o este aparelho. Isso não vai acabar com a comunidade. Só vai ajudar a melhorar a audição dos surdos que querem ouvir um pouco melhor.

    ResponderExcluir
  2. Eu respeito sua opinião.
    Na verdade, você precisa pesquisar mais a cultura de surdos. O implante coclear é como a erva danada. Os médicos querem só dinheiro e acham que LIBRAS é ruim e tal. Nós também vamos fazer alguma coisa. Quando colocar o implante no surdo, perde a identidade e isso eu acredito.
    A comunidade surdo é um lugar onde os surdos falam em sinais e respeitem a cultura e a identidade. Os surdos sentem mais felizes usando a língua de sinais do que oral.
    Como já disse no vídeo, não vamos fazer o movimento contra implante coclear. Vamos fazer o movimento para divulgar LIBRAS.
    Já vi muitos casos que os surdos implantados e oralizados sofreram mais, por isso estamos lutando para salvar os surdos viver bem.
    LIBRAS é a primeira e melhor opção do caminho para surdos.

    ResponderExcluir
  3. Sou ouvinte, estudo sobre os Surdos e sou especialista na da Surdez... inclusive eu conheci você no Congresso. Acho que era você, rs. Era?

    Estou de pleno acordo com você e acho que a televisão pode mostrar sim o Implante Coclear, desde que abra exatamente o mesmo espaço para que a Comunidade Surda mostre sua Língua e cultura... o que não vem acontecendo.

    O que eu mais apoio em seu discurso é que não devemos perder tempo lutando contra o Implante, mas sim lutar a favor da LIBRAS e conseguir o respeito que tanto merecemos.

    Vamos à luta! Mara Ruzza

    ResponderExcluir
  4. Mara, sua opinião é muito importante.
    Sim eu concordo, vamos lutar para a favor de LIBRAS e o respeito!

    ResponderExcluir
  5. Germano,

    Namoro com uma garota surda a 5 anos e convivo com a comunidade surda desde então. O Implante não é uma "erva danada" e a pessoa não perde a "identidade surda"!

    Minha namorada tem o implante há 2 anos e continua sendo a mesma pessoa e participando e lutando pela comunidade surda, pela legenda, pelos direitos do surdo, por intérpretes e hoje é representande da comunidade surda no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiencia de São Paulo.

    O que falta de "identidade surda" nela? NADA! 100% surda e implantada!

    Você dizem: "não somos contra o implante" mas depois diz que o implante é "a erva danada" e que o surdo "perde a identidade" acho que você é que precisa pesquisar mais sobre o implante.

    Claro que respeito quem não quer usar implante! Até mesmo pq ele não funciona bem para todos os tipos de surdez...

    Mas o implante tem vantagens sobre o ASSI: Melhor qualidade de som, não tem aquele molde que incomoda e causa microfonia.

    Acredito que isso seja um bom motivo para fazer implante se a pessoa tem vontade de ouvir! Ela nunca vai deixar de ser surda ou vai perder a identidade. Isso não é verdade.

    Tem o lado negativo também: é mais caro (se quebrar) e consome mais pilhas. Mas aí cada um tem que ver o que acha melhor.

    Só quero deixar bem clara minha opinião:
    1- Os médicos estão errado em falar mal do surdo e da LIBRAS!
    2- Os surdos estão errados em falar mal da tecnologia do implante que é sim, muito boa!
    3- Apoio a LIBRAS e o Implante. Cada um tem direito de escolha! Apoio também a LIBRAS como a L1 e o português como L2
    4- Acredito que o Implante pode sim, ajudar a pessoa a ouvir e desenvolver melhor a L2
    5- As pessoas surdas tem que ter o DIREITO de ouvir (com IC ou ASSI ou qualquer outra tecnologia) sem sofrer preconceitos das outras pessoas da comunidade.

    Espero que eu tenha sido claro desta vez.

    ResponderExcluir
  6. AHHH aviso que dia 5 de dezembro haverá movimento superação! melhor outro dia ou protestar durante o movimento superação!
    http://sur10.net/2009/11/16/movimento-superacao-dia-051209/

    ResponderExcluir
  7. Diego, na verdade eu respeito a sua opinião.
    Tente perguntar para surdos no todo o Brasil mais possível e vai ver o que eles vão te responder. Você pensa como ouvinte, não vê o que os surdos pensam, pois você está acostumado no mundo sonoro. A comunidade surda é um lugar do silêncio.
    Você está bem claro, ok. Mas ainda continuo a minha opinião, quero muito melhor para a comunidade de surdos.
    Quando os pais colocarem o implante coclear na criança, no futuro essa criança pode não gostar. As crianças têm DIREITO de escolher?
    Na verdade, o que importa é que nós vamos lutar para LIBRAS em positivo, sem "contra IC". Temos que mostrar o que os médicos estão errados.

    ResponderExcluir
  8. Oi, pessoal do Brasil...
    imagina, nós surdos somos robos, será é?
    ou ETs, por causa só dedo aponta como gestual, é isso?
    ou bonecas, que eles utilizam e coloca como bota mamadeira na boa, pente para pentear, implante cornea para orelha para eles escutam a nossa voz, está certo...?
    infelizmente, ainda preconceito sempre que nunca acaba, espero que eles vão entender nossa situação grande tristeza por estrago nosso humanos verdadeiros surdos,
    espero que eles não comentam indianos brasileiros por cultura dele é maravilhoso que vive na natureza, então nós somos iguais eles.
    estou gritando, SOCORROOOOOOOOOOOO, ME SALVE, COMUNIDADE SURDA, VENCERÁ JÁ. VAMOS LUTA JÁ, NÃO DORME!!!
    PENSE BEM.
    ATÉ MAIS.
    ABRAÇOS E BEIJSO PARA TODOS DO BRASIL.
    ANJINHO DE BOM SAMARITANO.

    ResponderExcluir
  9. Implante Córnea?!?! Hhahahahhahaa!!

    Tá provado, vcs não entendem nada de IC!!! afff...

    Favor nos respeitar, por favor! Assim como nós respeitamos vocês!

    Sou surda implantada e não fiquei surda só depois... eu nasci assim! Fiz o IC aos 20 anos, e estou mt satisfeita e feliz!!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Biby, quem te falou que somos contra surdos implantados?
    Precisa olhar bem a verdadeira cultura da comunidade surda. Por exemplo, a cultura de japoneses que tiram o sapato depois entrar no lugar, vocês podem mandar eles usar? Não, pois é a cultura deles. Então, médicos não podem mandar os surdos usar implante coclear para ouvir, pois o lugar deles é silêncio e já tem a pronta língua: LIBRAS!

    ResponderExcluir
  11. Por exemplo: você vai para Japão, vai falar em português lá? Não, precisa aprender a língua do Japão. Então, é igual aqui a comunidade surda, os ouvintes precisam aprender a língua para comunicar com surdos. Os surdos precisam ouvir, para quê? Tem tantos cursos de LIBRAS no todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, sou surda, isso é verdade. Pois eu não concordo implante. Eu conheci uma pessoa mae da menina surda 6 anos, ela falou que a menina não pode molhar aparelho externo microfone na costa e ouvido, relampago da choque. A mae chorava muito, nao queria colocar implante. E nao adaptou palavras muito nao. Mesmo a mae ensinou em casa tambem nao funcionando bem, é demora!
    Pois é, eu acreditei a mae da menina.

    ResponderExcluir
  13. Oi Boa Noite! eu sou surdo.
    cara IC é merda, LIBRAS é o melhor por que fez tempo primeiro foi aconteceu os surdos usando LIBRAS mesmo agora IC quer vaga colocar pra os surdos perdeu se pode parar LIBRAS mas EU ODEIO IC É LIXO mas deus pode deixar IC colocar pra os surdos o que acho? deus não gosto mesmo por que os surdos é problema aconteceu nasceu pra gentes alugens problema perdeu pro ouvir tudo bem mas deus não gosto IC mesmo quem quer ver cara? vai se fuder IC é poderoso problema na cabeça MENTAL! mesmo SAI FORA! eu amo deus é poderoso me ajudar pra gentes maligre é assim, germano eu confia em vc é certo me noticias do mundo pro os surdos tem que lutar contra a IC vamos acabar a IC parabens deus te abraçoes germano.

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal! Meu nome é Adriana e meu e-mail é adridupe@gmail.com
    Sou ouvinte, educadora,intérprete e convivo com a comunidade surda há mais de 10 anos.
    Estamos numa sociedade democrática e isso é maravilhoso! Contudo não podemos determinar sobre a vida pessoal do outro, ditarmos regras que julgamos serem boas para nós. Falo como cidadã e não como ouvinte. A liberdade de expressão é uma das coisas mais legais da nossa Constituição Federal, DESDE que, eu não invada o direito do meu próximo. DESDE que eu não atinja os direitos da outra pessoa. Assim gostaria de expressar todo meu apoio em irmos às ruas sim e divulgarmos como é importante o uso da Libras. Concordo com todas as explicações listadas pela profª Ronice (no manifesto) sobre a profundidade da Libras e que o surdo tem muito mais condições de crescer intelectualmente usando sua língua mãe. Maravilha! Mas pessoal, não podemos ofender as pessoas: médicos, surdos e familiares que decidiram fazer um IC. LIBERDADE!!! Infelizmente algumas famílias por desconhecerem o quanto a Libras é importante na vida do surdos, DECIDE fazer um IC em sua criança. Mas, ainda assim, mesmo não concordando, NÃO PODEMOS julgar essas pessoas. LIBERDADE! Se ficarmos IMPONDO o que pensamos sobre esse ou aquele assunto, seremos como as pessoas que, agora, estão sendo criticadas! Vamos fazer diferente? Vamos nos expressar e divulgar essa língua maravilhosa que libertou os surdos da escravidão oralista. A luta é sua, minha e nossa!!! Abs

    ResponderExcluir
  15. Diego

    "Só quero deixar bem clara minha opinião:
    1- Os médicos estão errado em falar mal do surdo e da LIBRAS!
    2- Os surdos estão errados em falar mal da tecnologia do implante que é sim, muito boa!
    3- Apoio a LIBRAS e o Implante. Cada um tem direito de escolha! Apoio também a LIBRAS como a L1 e o português como L2
    4- Acredito que o Implante pode sim, ajudar a pessoa a ouvir e desenvolver melhor a L2
    5- As pessoas surdas tem que ter o DIREITO de ouvir (com IC ou ASSI ou qualquer outra tecnologia) sem sofrer preconceitos das outras pessoas da comunidade."

    Sua opinião foi maravilhosa!
    Mas eu peguei sua 4 (quarta) opinião que não é só desenvolvimento melhor a L2
    Existe surdos oralizadores sem implante coclear, surdos sinalizados sem IC sabem escrever português.
    Opinião é tão simplesmente.

    Adoro discutir, podemos discutir aqui.

    ResponderExcluir
  16. oi, sou surda,moro aqui em Palma sola SC, faço faculdade de Sistemas de informação, bom, adorei muuitoo, tenho orgulhosa para ser surda,
    Tenho vontade de ir ai, mas nao sei onde a gente encontra sei la exemplo, onde fica lugar??

    ResponderExcluir